Foto: Sol sem Fronteiras

O projeto “Capacitação pedagógica” está em curso em três escolas da Missão Católica de Bafatá, na Guiné-Bissau, e, “recentemente”, permitiu “equipar a nova secretaria e a nova direção do Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus”, refere a organização Sol Sem Fronteiras, inserida nesta ação.

Segundo os envolvidos no projeto, as infraestruturas alvo de intervenção “são muito necessárias para melhorar a qualidade da gestão pedagógica, pois dotarão o jardim infantil de espaços de trabalho para o corpo docente e a direção”. Foram também “adquiridos bancos, que já estão instalados no exterior do edifício, e que permitirão criar um espaço de espera para os pais e encarregados da educação sempre que visitarem o jardim para reunir com os professores ou ir à secretaria”.

“Ficamos muito felizes de ver o quão rápido, e bem, avança este projeto. Muito obrigado a quem contribui e contribuiu para torná-lo real”, refere a ONGD Sol Sem Fronteiras. Além do Jardim Infantil Santa Teresinha do Menino Jesus, o projeto “Capacitação pedagógica” decorre também no Liceu Leopoldo Pastori e na Escola Missionária São Francisco Xavier, onde está prestes a chegar ao fim a construção de “uma secretaria, uma direção, uma sala de estudo e uma sala de professores”.

O projeto “Capacitação pedagógica” tem como propósito fornecer “apoio ao desenvolvimento de capacidades na gestão pedagógica dos centros escolares da Missão Católica de Bafatá”. O programa deverá prolongar-se até 31 de agosto de 2022 depois de ter arrancado no início deste ano. A iniciativa decorre em parceria com a organização Sol Sem Fronteiras e com a Cáritas Diocesana de Bafatá. O projeto é cofinanciado pelo Instituto Camões.