António Guterres
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas | Foto: ONU / Jean-Marc Ferré

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é assinalado nesta segunda-feira, 3 de maio, com o tema “Informação como bem público”. Numa mensagem dedicada à data, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda os desafios gerados pela atual pandemia, os quais destacam o “papel crítico da informação confiável, verificada e universalmente acessível para salvar vidas e construir sociedades fortes e resilientes”.

O responsável aproveita esta data para apelar aos governos para que façam tudo o que está ao seu alcance para apoiar a liberdade, a independência e a diversidade dos meios de comunicação. O secretário-geral da ONU lembra que o “jornalismo livre e independente” é um aliado para superar a desinformação. António Guterres pede também uma reflexão e renovação dos esforços para proteger a liberdade de imprensa, para que “a informação continue a ser um bem público para todos que salva vidas.”

A Conferência Global sobre a Liberdade de Imprensa é este ano organizada pela Unesco em parceria com o governo da Namíbia. O evento decorre em Windhoek, de forma digital e presencial, e será uma ocasião para a apresentação de ideias para enfrentar os desafios online, aumentar a transparência das empresas, fortalecer a segurança dos profissionais da área da comunicação social e melhorar as suas condições de trabalho.