Timor
Foto: EPA / Evan Schneider

Com o objetivo de apoiar as vítimas das cheias em Timor-Leste está em curso a campanha “Dar a mão a Timor”. A iniciativa é promovida pela Fundação São João de Deus (FSJD) que explica que Timor “viveu a maior catástrofe natural dos últimos 40 anos”, no início deste mês.

Segundo os promotores da campanha, “os Irmãos de São João de Deus em Laclubar estão a esgotar as reservas com que têm ajudado a população e estão agora também a pedir” ajuda. Os religiosos presentes no terreno “precisam de comprar alimentos, equipamentos agrícolas e novas sementes” para que as pessoas possam ser novamente autónomas. É ainda necessário “comprar combustível” que permita transportar os bens de Díli para Laclubar, e para o gerador de eletricidade, “fundamental para que os cuidados aos doentes continuem a ser prestados”, refere a FSJD.

A campanha estará em vigência “enquanto não for reposta a normalidade do apoio aos que, na [localidade de] Montanha, têm que fazer dez quilómetros para recolher a ajuda que vai chegando, a conta gotas, a partir de Díli”, adiantam os promotores da iniciativa de solidariedade, identificando qual será a finalidade das ofertas. “A cada 20 euros que recebemos da sua ajuda, iremos conseguir comprar combustível para um dia de gerador, e assim permitir não só que os irmãos possam continuar a cuidar dos doentes no centro de saúde mental mas também a auxiliar a população de Laclubar a ser, de novo, autónoma e feliz”.

Texto: Juliana Batista