Foto: Câmara Municipal de Arouca

“Sonhos, aventuras e histórias de encantar”. Estas palavras podem ser lidas no “Bibliomóvel”, um veículo que há 20 anos vai ao encontro das crianças das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e dos jardins de infância do concelho de Arouca para lhes levar livros, revistas, CD’s e DVD’s.

O município de Arouca define o “Bibliomóvel” como uma “verdadeira biblioteca ambulante”, que leva aos mais novos a “magia da leitura, o conhecimento, a informação e a cultura”. É através deste veículo que é promovido o “livre acesso a livros e documentos audiovisuais, estimulando a imaginação e o saber dos mais pequenos”, destaca a autarquia do norte de Portugal. Apesar das crianças serem as principais destinatárias do “Bibliomóvel”, o projeto está “aberto a todas as pessoas, independentemente da idade”.

Segundo o município de Arouca, o “Bibliomóvel” faz “15 percursos escolares” passando por “nove escolas/polos e dez jardins de infância”. Recentemente o projeto foi ainda “alargado a nove Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Arouca com lar, centros de dia e creches”, sendo que atualmente a visita “está temporariamente suspensa devido à Covid-19”. O “Bibliomóvel” iniciou a sua circulação em Arouca a 23 de abril de 2001.

Texto: Juliana Batista