O quarto vídeo da série que apresenta cada um dos núcleos da exposição “Os rostos de Fátima”, patente no Santuário de Fátima, é dedicado ao cónego Manuel Formigão, fundador da congregação Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima (IRNSF), e considerado “um dos rostos primordiais de Fátima”.

O vídeo é protagonizado por Gertrudes Ferreira, vice-postuladora da causa de beatificação do padre Formigão, e religiosa da congregação das IRNSF, que recorda o contributo do sacerdote para o planeamento e edificação do santuário, realçando a sua atividade como “escritor e cronista de Fátima”, através da publicação de diversos artigos no jornal “A Guarda e n’A Voz da Fátima”.

“O padre Formigão foi, de facto, o apóstolo de Fátima… Foi o primeiro que lutou e trabalhou para que a mensagem de Fátima fosse conhecida, amada e praticada”, lembra a religiosa. Na sua comunicação, a irmã dá também conta do ceticismo inicial do cónego Formigão sobre as visões dos videntes, o qual a religiosa afirma que se dissipou depois dos interrogatórios que fez aos pastorinhos e após a sua presença na Cova da Iria nas últimas ocasiões em que os pastorinhos viram Nossa Senhora.

Na ligação do cónego Manuel Formigão ao fenómeno Fátima há ainda a recordar o seu “contributo na redação do processo canónico onde foram apresentadas as provas necessárias para que a Igreja confirmasse a veracidade das aparições e instituísse o culto público”, indica o Santuário de Fátima. A exposição “Os rostos de Fátima” pode ser conhecida todos os dias, de forma gratuita, até 15 de outubro de 2022, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. O testemunho de Gertrudes Ferreira pode ser escutado online.

Texto: Juliana Batista