Com o objetivo de produzir bens para quem deles necessita, a Associação Mãos Unidas Com Maria, em Fátima, pretende construir uma horta comunitária, num terreno localizado “entre o concelho de Ourém e o da Batalha”, indicam os responsáveis pela instituição. A iniciativa assume especial importância numa altura em que muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras, devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19, e num momento em que a Associação Mãos Unidas Com Maria se depara com muitos pedidos de ajuda.

Através das redes sociais, os responsáveis pela instituição deixam um conjunto de apelos. “Quem está interessado em trabalhar num pequeno espaço de terra que lhe será emprestado e cultivar alguns dos seus próprios legumes? Quem quer ensinar aqueles que não sabem nada sobre agricultura? Quem nos quer ajudar com mão de obra, materiais, ferramentas para a construção da horta?” Aqueles puderem dar um ‘Sim’ a alguma destas questões são convidados a ligar para o número 914 789 897.

“Precisamos de gente com coragem e ideias para partilhar, que queira sujar as mãos de terra. Gostaríamos que crianças, jovens, adultos ou idosos pudessem vir até nós, para transformarmos o confinamento em esperança e alimento”, referem os dinamizadores do projeto, apelando a doações de “tanques, bidões, baldes, regadores, enxadas, forquilhas, ancinhos, sachos, estrume de animais”, assim como outros bens que possam contribuir para o desenvolvimento desta horta comunitária.

Texto: Juliana Batista

Tagged: