O aborto não é um tema eclesiástico, “mas sim de ética e direitos humanos fundamentais”, afirma o cardeal patriarca de Lisboa. Igreja apela a leigos para liderarem campanha pelo “Não”.
O aborto não é um tema eclesiástico, “mas sim de ética e direitos humanos fundamentais”, afirma o cardeal patriarca de Lisboa. Igreja apela a leigos para liderarem campanha pelo “Não”. O cardeal patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo apelou ao envolvimento da sociedade civil, numa campanha pelo “Não” ao aborto, se houver referendo sobre esta matéria.
“gostaríamos muito que fossem os leigos, pais e mães de famílias, os médicos, os homens de ciência a liderar uma campanha, se é que se pode chamar uma campanha, pelo não”, defendeu.
Para o prelado, este não é um tema eclesiástico, “mas sim de ética e direitos humanos fundamentais”. O cardeal recorda que a doutrina da Igreja sobre esta matéria mantém-se inalterável, isto é, contra a despenalização do aborto e a favor da protecção da vida.
José da Cruz Policarpo salientou, também, que a Igreja católica seja “o outro lado da barricada”. “Infelizmente, o outro lado é o povo português”, diz assinalando a falta de esclarecimento e de informação da população.
O aborto clandestino é um “drama real” que preocupa o patriarca de Lisboa, pois, “para resolver um problema não podemos criar outro”, sublinhou.