Foto: EPA / Britta Pedersen

A Semana da Interculturalidade decorre entre esta segunda-feira 5 de abril, e o domingo seguinte, dia 11, com um conjunto diverso de atividades, que incluem exposições, workshops, teatro, colóquios, gastronomia e cinema, entre outras dinâmicas.

A iniciativa é dinamizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal), desde 2014, com o propósito de “sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade, da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade, da igualdade, do respeito pela diferença e pela diversidade, da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária”.

A Semana da Interculturalidade conta com o envolvimento de distritos como Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Portalegre, Vila Real, Viseu e a Região Autónoma da Madeira. A iniciativa conta com o apoio e a parceria do Alto Comissariado para as Migrações (ACM). O programa da Semana da Interculturalidade pode ser consultado online.

Texto: Juliana Batista