Um conjunto de parques de recolha de biomassa agroflorestal estão a ser instalados no território do concelho de Penacova, no distrito de Coimbra. A iniciativa deverá contribuir para a “redução do risco de incêndios rurais e o controlo de espécies invasoras (acácias) nas áreas incluídas no perímetro da Serra do Buçaco e em outras áreas do concelho”, explicam os serviços de comunicação do município de Penacova.

Desta forma, os cidadãos residentes em Penacova podem agora “colocar, gratuitamente, os resíduos agroflorestais, vulgarmente conhecidos por sobrantes agrícolas nestes parques”. Além de contribuírem para a “prevenção e mitigação dos riscos de incêndio, numa região habitualmente fustigada por este flagelo, os resíduos florestais e agrícolas contribuirão para a produção de energia verde, fator importante para a sustentabilidade ambiental”, destaca a Câmara Municipal de Penacova.

Está ainda previsto que no perímetro florestal da Serra do Buçaco, se proceda ao “corte de acácias invasoras, reduzindo desta forma o risco de incêndios, ao mesmo tempo que se favorece uma floresta com espécies autóctones”, destaca o município português. A instalação dos parques de recolha de biomassa agroflorestal está a ser levada a cabo pelo município de Penacova e a Altri, um grupo dedicado à produção de energia renovável a partir de biomassa. Estes parques de recolha de resíduos florestais materializam o protocolo assinado em 2019, entre a Fundação Buçaco, os municípios de Penacova, Mealhada, Mortágua e a Altri.

Tagged: