O Santuário de Fátima prepara-se para transmitir online, pela primeira vez, todas as celebrações do tríduo pascal, informam os serviços de comunicação do templo mariano. Apesar de atualmente as celebrações serem abertas à participação dos peregrinos, a transmissão digital será assegurada, uma vez que os fiéis podem não conseguir deslocar-se à Cova da Iria, devido à “proibição de circulação entre concelhos, no período entre 26 de março e 5 de abril”.

As celebrações terão em consideração o atual cenário pandémico e, por isso, “na Missa de domingo de ramos, cada peregrino deverá trazer o seu próprio ramo para a bênção, não havendo a habitual distribuição no santuário”, refere o templo da Cova da Iria. Por sua vez, “na Missa da Ceia do Senhor omitir-se-á o gesto do lava-pés substituindo-o por um gesto evocativo e, na sexta-feira santa, a adoração da cruz também será feita de forma diferente da habitual”, adianta o santuário.

A iniciativa vai assim “permitir que todos os que queiram, possam estar unidos a Fátima naquele que é o tempo mais importante e simbólico da vivência cristã”, destaca o santuário de Cova da Iria, adiantando que parte das celebrações vão contar com “interpretação em Língua Gestual Portuguesa”. O programa da Semana Santa e Páscoa no Santuário de Fátima pode ser consultado online. As celebrações poderão ser acompanhadas através do website do templo mariano.