Plantar árvore
Foto: Alex Indigo

Oito mil árvores doadas por portugueses e estrangeiros vão ser plantadas, no âmbito do projeto “Uma árvore pela floresta”, uma ação que permite que qualquer cidadão contribua com uma árvore para a reflorestação de áreas ardidas. A plantação terá lugar na Mata Nacional de Leiria, na semana que precede o Dia Mundial da Árvore, uma data celebrada a 21 de março. As árvores a plantar foram doadas na campanha de 2019.

A iniciativa envolve a Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e os CTT, com o propósito de “reflorestar o território nacional através da participação ativa da população”, explica a associação portuguesa, em comunicado. No âmbito deste projeto, existente desde 2014, “já foram vendidos mais de 100.000 kits e plantadas mais de 90 mil árvores autóctones em Portugal”.

Os kits “Uma árvore pela floresta” dão lugar a “árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro,  a azinheira, o medronheiro, ou o castanheiro, de entre 30 espécies, que são plantadas em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas com a participação ativa de todos os voluntários” que podem fazer a sua inscrição através do envio de um email para voluntarios@quercus.pt. As ações de plantação são organizadas no terreno pela Quercus, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).