A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu Centro Comunitário Nossa Senhora da Boa Viagem, localizado em Leirosa, na Figueira da Foz, tem levado a cabo um “trabalho de proximidade e acompanhamento ao estudo com a comunidade cigana desta localidade”, conforme explicam os serviços de comunicação deste organismo humanitário da Igreja Católica.

Segundo a Cáritas de Coimbra, os estudantes, “com pouco apoio dos seus progenitores”, recorrem àquele espaço “em busca de apoio e estratégias de aprendizagem para acompanhar as matérias que são lecionadas e de modo a que não fiquem para trás neste processo, já por si difícil de acompanhar”.

Todo este apoio está a decorrer em “estreita articulação com os professores de cada disciplina e com os diretores de turma, de modo a que ninguém fique para trás neste período de aprendizagem tão atípica”, destaca o organismo humanitário. Para que este apoio seja uma realidade, todos os dias, “estão disponíveis técnicos para apoio destas crianças e jovens no período da manhã, divididos por anos de escolaridade e segundo o horário de autoestudo ou aulas síncronas que é necessário apoiar na sua ligação à turma”, refere a Cáritas de Coimbra.