Foto: Vida - ONG

Três curtas-metragens de sensibilização para a Covid-19 foram exibidas à comunidade de Dorse, na região de Biombo, na Guiné-Bissau. Foi também um apresentado um filme dedicado à promoção do papel do Agente de Saúde Comunitária e da Direção de Serviço da Saúde Comunitária.

Uma “parte das filmagens” deste filme decorreu, precisamente, na comunidade de Dorse, pelo que a sessão foi uma ocasião para a população ver a sua região de uma outra perspetiva. Depois das exibições teve lugar um “breve debate com a comunidade”, conforme destacam os serviços de comunicação da Vida, uma organização não-governamental portuguesa envolvida nesta ação.

Os diferentes vídeos foram desenvolvidos no âmbito do projeto “Reforço da capacidade institucional e operacional da Direção de Serviço de Saúde Comunitária”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). O projeto teve início em outubro de 2018, e, com a atual pandemia, “tem vindo a reforçar a sua intervenção na vertente Covid-19, nomeadamente no apoio à direção de serviço de saúde comunitária na respetiva operacionalização de atividades de prevenção”, refere a Vida.