São cada vez menos os países que usam minas. Os fundos destinados à sua destruição diminuíram.
São cada vez menos os países que usam minas. Os fundos destinados à sua destruição diminuíram. Em 2005 procedeu-se à desminagem de 740 quilómetros quadrados, refere o notícias Lusófonas. Isto segundo um relatório apresentado em Genebra. 7300 pessoas foram vítimas das minas, nesse ano. Usam-se cada vez menos, mas ainda se encontram em 78 países. a Rússia e a Birmânia são dois exemplos.
O Director da Campanha Internacional para a Proibição de Minas anti-pessoal informou que os Estados Unidos se concentram num novo tipo de mina, nomeado “Spider”, segundo a mesma fonte.
Existe a Convenção de Otava que proíbe a utilização e produção de minas anti-pessoal. Da área que foi desminada, 145 quilómetros estavam minados e 190 eram campos de combate. Foram destruídas mais de 470 mil minas terrestres.
Há 29 países que ainda têm de cumprir o que foi estipulado pelo Tratado para a Eliminação das Minas. Os fundos destinados à destruição das minas diminuíram. Poderá dificultar as acções efectuadas contra as minas.