Foto: Santuário de Fátima

A cada ano pastoral, o Santuário de Fátima instala nas alamedas do seu recinto de oração uma “catequese mural”, inspirada no tema que conduz a atividade do templo mariano nesse ano. Esta é uma proposta que se pretende “orante, meditativa e catequética para aqueles que desejam fazer a experiência do santuário enquanto lugar de peregrinação orante, levando-os a percorrer um itinerário físico e espiritual”, explicam André Pereira e a religiosa Sandra Bartolomeu, do Departamento de Acolhimento e Pastoral.

A atual “catequese mural” tem como tema “Com Maria, atravessar a noite à luz da esperança”, e está organizada em 12 etapas, agrupadas em sete temas. “Em cada tema, o peregrino encontra um trecho dos escritos de Lúcia, um texto do Magistério da Igreja, uma proposta orante e um desafio a comprometer a própria existência com Deus e no cuidado do outro que sofre, à medida que abre o coração e o próprio sofrimento à misericórdia de Deus”, explicam os serviços de comunicação do templo mariano.

A partir de diferentes cores que caracterizam o tema deste ano pastoral, “a transição gradual acontece do azul para o bordô, à medida que os painéis se aproximam da Cruz Alta, e do bordô para o azul, à medida que os painéis conduzem de novo o peregrino do topo do recinto para a proximidade da Capelinha das Aparições”, adianta o Santuário de Fátima.

O novo ano pastoral iniciou último mês de novembro, com o tema “Louvai o Senhor que levanta os fracos”, integrando-se num contexto mais genérico de três anos. Para este ciclo de três anos, e do atual ano pastoral em particular, o templo da Cova da Iria preparou, além da “catequese mural”, outros suportes gráficos que visam lembrar, no decorrer do ano, o tema que orienta a vida daquele lugar, assim como um itinerário orante como proposta aos fiéis, para todo o triénio.