Foto: Dominic Wunderlich

Mais de 150 países decidiram apoiar uma estratégia global para combater nos próximos anos a “crise tripla” ambiental que sofre o planeta, um plano que procura atalhar caminho até 2025 no combate à crise climática, à crise da poluição e à crise da perda de biodiversidade, anunciou a presidência da V Assembleia da ONU para o Meio Ambiente.

“Adotámos a estratégia de médio prazo do PNUMA [Programa das Nações Unidas para ao Meio Ambiente] para responder às crises ambientais que enfrentamos. Trabalharemos juntos para identificar ações que nos ajudem a enfrentar as alterações climáticas, proteger a biodiversidade e reduzir a contaminação”, revelou o ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Sveinung Rotevatn.

A diretora executiva do PNUMA, Inger Andersen, por sua vez, agradeceu aos Estados-membros que aprovaram a estratégia, salientando que o plano “pode parecer bastante tecnocrático”, mas, na prática, implicará “uma ação ambiental” até 2025. “Necessitamos começar a tornar as palavras em ações. E isso significa apoiar uma recuperação verde da pandemia”, asseverou.

Tagged: