O Centro de Fátima da Comunidade Vida e Paz deu início a um clube de leitura. Através desta dinâmica pretende-se criar “um espaço de reflexão e partilha onde mensalmente cada elemento traz um ponto de vista diferente sobre o que anda a ler”, explicam os dinamizadores do projeto, através das redes sociais da comunidade.

Com esta iniciativa, pretendem-se alcançar um conjunto de objetivos. “Os benefícios vão desde o incremento das competências de leitura, até ao desenvolvimento da empatia, da capacidade de integrar diferentes perspetivas e do pensamento crítico, saindo todo o grupo mais rico após cada sessão”, destacam os responsáveis pelo clube de leitura.

Um dos livros que já fez parte deste projeto é intitulado “O velho e o mar”, da autoria do escritor Ernest Hemingway. O livro teve um grande impacto em que fez a sua partilha. “Foi muito frustrante ler este livro, porque revi-me imenso. (…) Fez-me lembrar as minhas recaídas e como, depois de tanta luta, acabei sempre por recair e perder tudo. Foi muito frustrante, mas ao mesmo tempo ele nunca desiste”, lê-se num testemunho de um dos participantes deste projeto.