Cada cidadão da União Europeia (EU) gerou em média 502 quilos de resíduos em 2019, o que significa um aumento em comparação com os 459 quilos registados em 2018, segundo dados revelados pelo gabinete de estatística comunitária, EUROSTAT. A informação baseia-se apenas no lixo recolhido pelas autoridades municipais.

De acordo com o relatório, o ano passado, foram geradas na União Europeia quase 225 milhões de toneladas de resíduos municipais, tendo sido atingidos também máximos históricos na quantidade de desperdícios reciclados. Sublinhe-se que este tipo de resíduos representa apenas 10 por cento do total.

A maior quantidade de lixo por pessoa foi registada na Dinamarca, com 844 quilos, seguindo-se outros países como mais de 600 quilos por pessoa, como o Luxemburgo, Malta, Chipre e Alemanha. No outro extremo da escala encontra-se a Roménia, com 280 quilos de resíduos municipais por pessoa, assim como a Polónia, Estónia e Espanha.

Nos últimos anos, segundo o EUROSTAT, a quantidade de resíduos reciclados quase triplicou, passando de 37 milhões de toneladas no total e 87 quilos por pessoa em 1995, para 107 milhões de toneladas e 239 quilos ‘per capita’, em 2019.