Há um novo projeto em terras africanas. Chama-se “Karibu”, que significa “bem-vindos”, em língua portuguesa, e visa favorecer a “integração escolar de deslocados internos” em Cabo Delgado, Moçambique, explicam os envolvidos na iniciativa, em comunicado.

O projeto deverá decorrer ao longo de “dois anos”, e terá lugar no Bairro de Mahate, localizado em Pemba, “um dos pontos de maior concentração de deslocados, somando já mais de 12.000 pessoas, dais quais 7202 são crianças”, refere a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, que se encontra no terreno a apoiar estas pessoas.

O novo projeto tem como principal propósito “criar condições para a integração de deslocados internos nas escolas do bairro de Mahate, facilitando o acesso, frequência e conclusão de ciclos escolares às crianças e aos jovens”, adianta o organismo nacional. A iniciativa é levada a cabo pela Helpo, em parceria com a Fundação Wiwanana e a Missão São Carlos Lwanga de Mahate. O projeto é financiado pelo Instituto Camões e pela Fundação Galp.