Esculturas Pastorinhos
Foto: Santuário de Fátima

Pela primeira vez, o Dia dos Pastorinhos, celebrado a 20 de fevereiro, vai ser apenas assinalado nas plataformas digitais, devido aos atuais constrangimentos provocados pela pandemia da Covid-19. A comemoração desta data em contexto digital vem agregada a “duas novidades”, conforme destacam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

A primeira é a “Novena dos Santos Pastorinhos”, que inicia esta quinta-feira, 11 fevereiro. A segunda novidade  está agendada para o próximo dia 20, e terá início às 14h00, com a exibição do documentário “Santos vizinhos – Duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima”.

Para assinalar a data “serão colocadas as duas esculturas dos santos” na Capelinhas das Aparições. Na Basílica do Rosário, “serão colocados os ícones dos santos Francisco e Jacinta e nas celebrações, mas sobretudo no terço, das 18h30 e das 21h30, diariamente, haverá sempre um cuidado especial na evocação dos Santos Francisco e Jacinta Marto”, destaca o templo mariano.

Dia 19 terá lugar uma vigília, às 21h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que prevê a recitação do terço e a veneração aos túmulos dos dois santos. No dia seguinte, há recitação do terço, às 10h00, Eucaristia às 11h00, presidida por António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, seguindo-se a exibição de uma produção do Santuário de Fátima. Todos estes momentos podem ser acompanhados no website do Santuário de Fátima, no facebook do templo mariano, e no seu canal no youtube.

 

Tagged: