Um documentário que dá conta da biodiversidade do Baixo Vouga Lagunar, na região portuguesa de Aveiro, está agora disponível online. Depois de ter sido exibida na RTP, na SIC, e em canais internacionais de países como a Tailândia, China, Rússia, Croácia e Polónia, a produção encontra-se agora disponível, para todas as pessoas com acesso à internet.

Com o nome “Encontro d’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”, a película venceu o prémio “Melhor Documentário Português” no Art&Tur 2018 – 11.º Festival Internacional de Cinema de Turismo. Entre 2015 e 2016, o filme foi produzido e realizado por Daniel Pinheiro, tendo contado com a parceria científica do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

Os responsáveis pelo projeto, fazem um retrato do documentário. “Na fase final do seu percurso, o Rio Vouga funde-se com a Ria de Aveiro dando origem a um ecossistema surpreendente. Ao longo de séculos, o homem moldou este vasto território, conquistando à ria terra para a agricultura, e ao fazê-lo, criou grandes oportunidades para a vida selvagem. Aqui, a água é protagonista, e os seus ciclos trazem vida, mas também desafios às espécies existentes, obrigando o homem e a natureza a uma adaptação constante”, contam os envolvidos na produção, que teve como promotora a Câmara Municipal de Estarreja.

Tagged: