Foto: AMMA

Famílias ou organizações de Matosinhos podem receber, de forma gratuita, duas árvores ou arbustos, para depois plantarem no seu jardim ou quintal. Entre as espécies disponíveis para oferta estão a gilbardeira, medronheiro, murta, lódão-bastardo, loureiro e pilriteiro.

A oferta de árvores decorre sob o mote “Árvores pequenas procuram proprietário com coração grande”. Os promotores da campanha destacam que os jardins dos cidadãos podem contribuir para “ajudar a recuperar as espécies portuguesas” naquela região, e contribuir para “o regresso do bosque nativo”.

As pessoas interessadas em receber as árvores disponíveis para oferta devem candidatar-se no site do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, até 4 de março, caso tenham “um jardim ou quintal para acolher as espécies”. O resultado das candidaturas será conhecido até 18 de março.

A campanha é dinamizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, e insere-se nos objetivos do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, nomeadamente contribuir para o restauro ecológico e valorização do vale do Leça.