Com o propósito de motivar a população a reduzir o desperdício em casa, esta atualmente em curso uma campanha, designada “Acabou a hora de usar e deitar fora!” A campanha de sensibilização está a ser promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM Mértola), um organismo que trabalha em prol da capacitação das comunidades, desde 1980.

Através desta campanha, a ADPM Mértola desafia a população a “levar uma vida mais sustentável e amiga do ambiente”, conforme refere o próprio organismo, através das redes sociais. A campanha consistirá num conjunto de conselhos e dicas, disponibilizados em vídeo, na página de facebook ou no canal youtube da ADPM.

“Ao longo das próximas semanas, mostraremos como está ao nosso alcance fazer parte da solução, em vez de contribuir para o problema do desperdício. É tempo de sermos práticos e fazermos um reaproveitamento inteligente e útil de materiais que, aparentemente, já não poderiam ser utilizados. É tempo de dizer: Acabou a hora de usar e deitar fora!”, refere a associação. A campanha “Acabou a hora de usar e deitar fora!” surge no contexto do projeto ECO2Cir, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg España-Portugal – Poctep 2014-2020.