A constante degradação a que os solos estão submetidos levou a Comissão Europeia a lançar uma consulta pública para recolher ideias que ajudem a definir uma nova estratégia sobre o solo na União Europeia (UE). “Os solos saudáveis são essenciais para alcançar os objetivos do Pacto Verde Europeu”, justifica o executivo comunitário em comunicado.

A nova estratégia europeia pretende abordar de forma integral os problemas relacionados com o solo e a terra, assim como ajudar a alcançar a neutralidade da degradação da terra até 2030, ou seja, restaurar para um “estado saudável” a mesma quantidade de solo que foi degradado pela atividade humana.

“Devemos dotar a UE de uma política de solos sólida que nos permita alcançar os ambiciosos objetivos em matéria de clima, biodiversidade e segurança alimentar”, assinala o comissário europeu do Meio Ambiente, Virginijus Sinkevicius, insistindo na necessidade de “redobrar” os esforços nesta matéria.

O futuro plano irá estudar formas de proteger a fertilidade do solo, reduzir a erosão e aumentar a matéria orgânica nos solos, tendo em conta os compromissos internacionais assumidos pela UE. Para que se torne mais completo, a Comissão Europeia convida os cidadãos, organizações outros atores a participar na consulta pública, que estará aberta até ao próximo dia 21 de abril.

Tagged: