a análise do processo de canonização de Jacinta e Francisco Marto deve ficar concluí­da nos próximos meses, adianta o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.
a análise do processo de canonização de Jacinta e Francisco Marto deve ficar concluí­da nos próximos meses, adianta o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos. O cardeal português, Saraiva Martins explicou que o processo para a canonização dos dois videntes encontra-se na fase de análise pelos médicos de uma alegada cura, considerada milagrosa. Trata-se do caso de uma criança filha de pais portugueses emigrantes na Suí­ça, que sofria de diabetes e terá ficado curada no momento da beatificação de Jacinta e Francisco, em 13 de Maio de 2000, quando a mãe via as cerimónias, em Fátima, na televisão.
“O caminho ainda é muito longo, mas pode demorar meses, não necessariamente anos”, salientou o responsável, no Vaticano, pelo organismo que analisa as propostas de beatificação e canonização.
Nestes processos, o caminho para a conclusão “é longo” e “pode demorar anos”, mas nos casos dos beatos Jacinta e Francisco pode ser mais rápido.
Se os médicos concluí­rem que a cura não tem explicação cientí­fica, o processo passa ao exame dos teólogos.
as conclusões de médicos e teólogos terão de ser analisadas e aprovadas por uma comissão do Vaticano, constituída por 30 cardeais, arcebispos e bispos.
O prefeito da Congregação para a Causa dos Santos apresentará então toda a documentação ao Papa, a quem cabe a última palavra.