O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou nova ferramenta que disponibiliza dados relacionados com o consumo de pescado. Esta ferramenta consiste numa calculadora digital, que indica ao utilizador se está a consumir de maneira sustentável, saudável e na quantidade adequada.

Esta calculadora é designada “FishChoice”, e tornou-se uma realidade no contexto do projeto ECsafeSEAFOOD, que se encontra sob a coordenação do IPMA. Esta ferramenta indica também os benefícios e riscos associados ao consumo de pescado, tendo em consideração os nutrientes e contaminantes consumidos, de acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.

A calculadora “FishChoice” pode ser utilizada por qualquer cidadão, com recurso à internet. Ao consultarem esta ferramenta digital, os utilizadores são convidados a indicar o país, idade e género, assim como as espécies de pescado e as suas maneiras de consumo. Uma aplicação móvel desta ferramenta encontra-se atualmente em desenvolvimento. De acordo com o IPMA, deverá estar disponível a partir do próximo mês de março.

 

Tagged: