Já se conhece o programa de visita do Papa Bento XVI à alemanha, que se realizará de 9 a 14 de Setembro.
Já se conhece o programa de visita do Papa Bento XVI à alemanha, que se realizará de 9 a 14 de Setembro. Trata-se de uma viagem à memória aos locais da sua infância e juventude, na Baviera, aquela que o Santo Padre vai fazer à alemanha. Será a quarta viagem internacional, a segunda a alemanha, onde esteve em agosto de 2005, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Nestes seis dias de viagem, Bento XVI terá doze intervenções entre discursos propriamente ditos, homilias e simples saudações ” ao longo das diferentes etapas da visita: Munique, altotting, a aldeia natal Markt am Inn, Regensburg (Ratisbona, onde continua a viver seu irmão George), o cemitério de Zuegetzorf onde se encontram sepultados os pais e a irmã, e finalmente Pentling e Freising.
O programa divulgado, pela Sala de Imprensa do Vaticano, refere que o Pontífice partirá do aeroporto de Ciampino, em Roma, no sábado 9 de Setembro, e chegará a Munique cerca das três e meia da tarde. Depois da cerimónia de boas vindas, o Papa desloca-se ao Seminário Gregoriano de Munique e, pela tarde, terá um primeiro encontro com a multidão, na histórica Marienplatz, onde rezará ante a Mariensaule (Coluna da Virgem).
No domingo, 10 de Setembro o Papa presidirá à eucaristia na esplanada Neue Messe de Munique. Está, ainda, previsto um almoço no palácio arcebispal com os cardeais alemães. Concluirá as actividades do dia com a oração das vésperas na catedral. No dia seguinte o papa irá a altí¶tting, onde pela manhã visitará o santuário mariano desta localidade onde inaugurará a capela da adoração. antes de finalizar, está prevista uma breve oração no convento da Madalena, na basílica de Santa ana.
à tarde, o Papa chegará a Marktl am Inn, sua terra natal, onde visitará a igreja em que foi baptizado. Depois irá a Ratisbona, a cidade em que morou mais de uma década como professor universitário. ali se reunirá com seu irmão, monsenhor Georg Ratzinger, e juntos irão ao cemitério para venerar a memória de sua família.
Na quinta-feira, último dia desta viagem, presidirá à eucaristia no Seminário Maior e terá um encontro com sacerdotes e diáconos, antes de empreender a viagem de regresso a Roma, aonde chegará às duas e meia da tarde.