Foto: IRENA

Os membros da Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA) aprovaram a criação de um Fórum Global de Alto Nível sobre Transição Energética para reforçar a cooperação internacional no setor. O objetivo é “acelerar a ação a favor da transição energética” e manter “o atual impulso político para uma recuperação verde” para sair da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Em comunicado, emitido no final da XI Assembleia anual, os membros da IRENA explicam que o Fórum irá dedicar-se este ano em “centrar a recuperação da transição energética, aumentar as energias renováveis na saúde e alimentação e impulsionar as estratégias de zero emissões incluídas no Acordo de Paris”.

A organização pretende também proporcionar aos governos uma plataforma global para “reforçar a cooperação e identificar soluções que respondam aos efeitos da pandemia” e permitam avançar com medidas para a redução das emissões de carbono.

Segundo Francesco la Camera, diretor-geral da IRENA, no encontro, em que participaram mais de 2.000 pessoas, entre elas cerca de 800 representantes governamentais, ficou demonstrado que “a transição energética saltou para o primeiro plano da agenda global”. “As nossas discussões sobre a recuperação evidenciaram a urgência em intensificar e reforçar a cooperação internacional e agir em matéria de transição energética”, concluiu o responsável.