Zeferino Zeca Martins, arcebispo de Huambo, Angola

O arcebispo de Huambo, em Angola, pediu esta semana o reforço da formação dos futuros sacerdotes para que possam estar preparados para os desafios atuais da sociedade e da Igreja, durante a Missa de abertura do ano letivo 2021, no Seminário Maior de Cristo Rei.

Zeferino Zeca Martins pediu ainda às instituições públicas, privadas, pessoas singulares e benfeitores que prestem mais atenção aos seminários existentes em Angola, pois são a garantia da Igreja e da sociedade em geral. Aos futuros sacerdotes, solicitou que se dediquem à formação académica e religiosa, para que sejam homens íntegros, capazes de responder às novas exigências da evangelização e do país.

Fundado a 18 de setembro de 1947, o Seminário Maior Interdiocesano de Cristo Rei conta neste ano letivo com 399 seminaristas, provenientes das dioceses de Kuito-Bié, Ondjiva-Cunene e Huambo, para as secções de Filosofia e Teologia. Apesar das dificuldades impostas pela Covid-19, foram criadas todas as condições para o início das aulas, conforme assegurou o reitor da instituição, padre Firmino David.