“Num contexto global agravado pela pandemia do coronavírus, não faltam notícias positivas na ilha das Flores. De facto, nos próximos meses estão previstas novas ordenações sacerdotais, que se somarão às 20 recentes dos Missionários Verbitas, três do Instituto de Padres Vocacionistas e um Stimmatino”, revelou o padre Luigi Galvani.

Segundo o sacerdote, são muitos os institutos masculinos e femininos que estabeleceram os seus seminários e casas religiosas na ilha indonésia, o que tem contribuído para o florescimento de novas vocações sacerdotais e religiosas. “Temos o maior seminário filosófico e teológico da Igreja Católica no mundo, dos Missionários Verbitas, com mais de 1.200 alunos”, adiantou o missionário.

“A ilha das Flores é considerada das mais pobres da Indonésia, mas tem a característica de ter a mais alta percentagem de católicos (70 por cento) das 17 mil ilhas do grande arquipélago indonésio. A população aqui necessita de tudo: alimentos, atenção médica e cuidados básicos. Todos os meses distribuímos cabazes de comida a umas 200 famílias carenciadas. Além disso, cuidamos com paixão a construção de casas para pacientes com problemas mentais, resgatados de anos de marginalização em situações de falta de higiene e pobreza. Já concretizámos umas 50, dando nova alegria e esperança a muitos pobres doentes”, disse Luigi Galvani, em declarações à agência Fides.