Foto: EPA / STR

Um relatório publicado esta sexta-feira, 8 de janeiro, pela Comissão Europeia (CA), revela que o número de mortes prematuras relacionadas com a poluição atmosférica pode reduzir em 55 por cento até 2030, se os Estados-membros cumprirem as medidas acordadas nesta matéria. Neste sentido, os líderes europeus são convidados a manifestar maior ambição na luta contra a crise climática.

Segundo o executivo comunitário, se os 27 aplicarem plenamente a legislação em vigor, a maior dos países do bloco poderá reduzir aos níveis acordados quatro dos cinco contaminantes atmosféricos: dióxido de enxofre, óxidos de nitrogénio, compostos orgânicos voláteis distintos do metano e partículas finas.

Por outro lado, as medidas adicionais para um ar limpo, anunciadas nos Programas Nacionais de Controlo da Contaminação Atmosférica, acelerariam ainda mais as melhorias previstas, embora não sejam suficientes para reduzir as emissões de amoníaco aos níveis máximos permitidos.

Em comunicado, o comissário europeu do Meio Ambiente, Oceanos e Pesca assinala que é “essencial” que os países da União Europeia apliquem plenamente as medidas acordadas e “intensifiquem os seus esforços para combater as emissões”. Uma maior redução da contaminação atmosférica “salvará mais vidas, reduzirá a pressão sobre os ecossistemas e será economicamente viável”, realça Virginijus Sinkevicius.