A paróquia de São João Batista, em Coimbra, dinamiza este domingo, 10 de janeiro, um ‘Almoço de Reis’ em regime take-away, como medida de contenção da atual pandemia. A iniciativa acontece já há cinco anos, com o propósito de angariar “fundos para a construção do centro social e uma nova igreja”, explica Jorge Santos, pároco local, em comunicado.

O sacerdote explica que esta se trata de uma “paróquia nova”, pelo que iniciativas como esta se revelam importantes. A refeição será colocada num “recipiente e saco próprios, com doses individuais e, no fim da Missa de domingo, as refeições são distribuídas”, adianta o sacerdote.

“No domingo, pelo meio dia, ao ar livre, espera-se uma festa de distribuição do almoço”, indica o padre Jorge Santos, adiantando que serão distribuídas mais de 200 refeições, sendo que os paroquianos “sabem que estarão a almoçar e ajudar a paróquia”. O pároco da comunidade de São João Batista considera que apesar da atual pandemia é preciso “descobrir novas formas para manter vivo o desejo da construção”, e entender que “estas coisas unem a comunidade”.