No “Parque Aventura Lipor”, localizado em Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, é possível encontrar três estruturas especiais e amigas do ambiente. O “Abrigo para ecoponto”, o “Banco em árvore” e o “Abrigo para bebedouro” são exemplos de obras sustentáveis.

Estes diferentes equipamentos foram instalados no “Parque Aventura Lipor”, no âmbito do projeto “Ecobulk”, uma iniciativa europeia, financiada pelo Programa Horizonte 2020, que visa demonstrar que a “reutilização, atualização, renovação e reciclagem de produtos compostos é possível, lucrativa, sustentável e atraente”, explicam os serviços de comunicação da Lipor.

O projeto envolve um grupo multidisciplinar de parceiros, que têm como propósito criar “novas tecnologias e estratégias circulares aplicadas aos setores do mobiliário, da indústria automóvel e da construção”. A iniciativa pretende assim gerar “benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia, oferecendo oportunidades de negócios ao longo de toda a cadeia de valor”.

Além do “Parque Aventura Lipor”, as novas estruturas criadas neste âmbito podem ser encontradas no Technical University Delft, na Holanda, e no Cranfield University e Warwickshire Town Hall, no Reino Unido. Todas estras estruturas são um exemplo do “potencial do modelo circular”, destaca a Lipor.