Uma nova série vai ser difundida todos os meses nas redes sociais do Santuário de Fátima, revelando a exposição temporária do templo mariano, designada “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”. Os vídeos serão protagonizados por diferentes convidados, e vão incidir sobre cada um dos núcleos da nova exposição.

A estreia dos vídeos terá lugar na primeira quarta-feira de cada mês. O primeiro deles é protagonizado por António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima, tem uma duração aproximada de cinco minutos, e alterna as palavras de António Marto com detalhes das peças em exposição.

O vídeo que estreia esta nova série debruça-se sobre os efeitos da atual pandemia nos seres humanos. António Marto alerta para o “escandaloso” agravamento das desigualdades sociais que a atual pandemia está a gerar, e que tem como “primeiras vítimas os mais frágeis, vulneráveis e pobres”.

O cardeal sugere que o cuidado para com o próximo é a via para a paz. “A cultura do cuidado é chamada a construir uma paz verdadeira, que cria harmonia. A paz consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a Criação”, refere o cardeal. A exposição “Rostos de Fátima” encontra-se patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade até 15 de outubro de 2022. A mostra pode ser visitada diariamente, de forma gratuita, entre as 09h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 18h00.