Foto: Lipor

Todos os feirantes da Feira de Ver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, receberam “sacos amarelos e azuis para a separação de embalagens de plástico e de papel e cartão na sua própria banca, para serem posteriormente colocados, quando cheios, nos contentores disponibilizados no recinto da feira”, informa o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor).

Além da distribuição destes bens, tiveram lugar ações de sensibilização, que mostraram aos feirantes “todos os passos para a correta reciclagem dos materiais”. O último fim de semana ficou ainda marcado pela realização do primeiro sorteio mensal, que premeia um feirante com “uma mensalidade gratuita”, se cumprir com os objetivos de um projeto piloto e pioneiro de recolha seletiva de materiais, lançado em 2020, que visa melhorar a gestão de resíduos no recinto da feira.

Com o nome “Feira limpa, compras com gosto!”, o projeto “tem apresentado ótimos resultados”, segundo a Lipor. O projeto piloto é dinamizado pelo Município da Póvoa de Varzim e Lipor, em conjunto com a União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso. O objetivo é motivar os feirantes a “serem um exemplo de boas práticas na gestão de resíduos”, e conseguir um “espaço agradável e atrativo para o comércio e para quem o visita”.