Santuário de Fátima
Foto: Santuário de Fátima

Os peregrinos de Fátima doaram 13.397,34 euros nos ofertórios das missas de Natal e de Ano Novo no Santuário de Fátima. O valor tem como destino a diocese de Pemba, em Moçambique. Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, comunicou já a Luiz Lisboa, bispo de Pemba, que a quantia será transferida de imediato para a conta da diocese. O responsável pelo templo da Cova da Iria destaca que a quantia é “significativa, atendendo às limitações de participação impostas aos peregrinos”, especialmente no Ano Novo, com recolher obrigatório às 13h00 e a proibição de circulação entre concelhos.

“É um bom resultado, que manifesta a generosidade dos peregrinos mas é também consequência de todas as limitações que impossibilitaram os peregrinos de participar nas celebrações de Fátima”, considera Carlos Cabecinhas. Dias 24 a 27 de dezembro foram oferecidos 10.358,56 euros.  No Ano Novo e Epifania foram doados 3.038,78 euros, dias em que as celebrações apenas ocorreram de manhã, e que em que as limitações de circulação estiveram em vigor.

Carlos Cabecinhas afirma que “este dinheiro vai ser enviado de imediato para a conta da diocese” moçambicana. O reitor do Santuário de Fátima explica ainda que não coloca de parte outros apoios que o templo mariano possa vir a atribuir para esta região moçambicana, onde ataques armados estão a deixar as populações locais em grande sofrimento. “Vamos ficar atentos à situação que ali se vive, nomeadamente com um olhar especial para estas comunidades que estão sujeitas a tanta violência e recorreremos a outras ajudas se elas se tornarem necessárias, nomeadamente, através da Cáritas de Moçambique”, explica Carlos Cabecinhas, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.