Foto: C.M.A.

As antigas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo de Belazaima do Chão, foram cedidas, pela Câmara Municipal de Águeda, em regime de partilha, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA) e à União de Freguesias (UF) de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão.

Os bombeiros de Águeda pretendem implementar naquele espaço a Unidade Local de Formação, de forma a dar resposta às “necessidades de formação dos bombeiros, promovendo cursos de aperfeiçoamento técnico, sendo todas as formações certificadas, acreditadas e reconhecidas pelas entidades nacionais e internacionais, cumprindo todos os requisitos formais”, explicam os serviços de comunicação do município de Águeda.

A nova Unidade Local de Formação dos bombeiros de Águeda deverá ainda contribuir para “minimizar as deslocações dos formandos e proporcionar-lhes horários mais compatíveis com as suas atividades profissionais”, acrescenta a câmara local. Manuel São Bento, presidente da AHBVA, explica que serão levadas a cabo “algumas obras de adaptação do espaço às necessidades” da Unidade Local de Formação, estando “previsto para fevereiro o seu funcionamento em pleno”.

Por sua vez, a União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão deverá continuar a utilizar aquele espaço para o exercício da sua atividade, nomeadamente para “arquivo morto da freguesia”, partilhando, agora, o espaço com os Bombeiros Voluntários de Águeda.