O setor do Turismo está a sofrer uma nova quebra devido as restrições à circulação e viagens impostas como medidas de contenção da segunda vaga da pandemia de Covid-19, segundo o mais recente relatório económico do Banco Central Europeu (BCE) elaborado por três economistas.

Segundo os autores do documento, as viagens têm vindo a cair desde o verão e a perda de confiança tem causado um forte impacto nas reservas, o que se traduz também num retrocesso na recuperação das capacidades de voo na Zona Euro, que se encontra atualmente em 25 por cento do nível anterior à crise pandémica.

Ainda de acordo com o relatório, a reintrodução de restrições de viagem desde outubro significará que o turismo estrangeiro será substituído pelo turismo interno, o que vai afetar a dinâmica dos serviços turísticos a curto prazo. Países com Espanha, Grécia e Portugal, grandes exportadores de serviços de viagens, serão dos mais afetados.

O setor do turismo estrangeiro permaneceu deprimido no terceiro trimestre em comparação com os números anteriores à pandemia, em contraste com o turismo interno que mostrou resistência e foi capaz de compensar parcialmente a perda do turismo estrangeiro, apesar de estar abaixo dos níveis de 2019.

Quanto à faturação em restaurantes e, em menor medida, no alojamento, recuperou um pouco no terceiro trimestre, mas continua ainda a níveis muito baixos, apoiados por turistas nacionais e população local.