O Pavilhão Mozart está prestes a ser inaugurado no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens. O novo espaço será um lugar dedicado à cultura, no interior da prisão. A abertura deste novo local está agendada para a próxima sexta-feira, 8 de janeiro.

O Pavilhão Mozart é o resultado do projeto apoiado pela iniciativa PARTIS, que envolve criadores externos, e que “contempla um trabalho de cocriação, de envolvimento de toda a comunidade prisional, incluindo das famílias dos reclusos, que vão lá dentro ensaiar e atuar com eles”, explicou Paulo Lameiro, diretor artístico do “Ópera na Prisão”, um projeto que está na origem do Pavilhão Mozart.

O novo espaço dedicado à cultura no interior da prisão nasceu a partir de um antigo pavilhão de encadernação, que foi alvo de obras, e que está agora prestes a ser inaugurado. O Pavilhão Mozart torna-se uma realidade com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa PARTIS, e também da iniciativa Portugal Inovação Social e da Fundação Caixa Agrícola de Leiria.

Paulo Lameiro destaca que “nada disto faria sentido se o estabelecimento prisional não tivesse aceitado de braços abertos a possibilidade de existir este pavilhão, não de saúde nem de cursos profissionais, mas para capacitar profissionais de palco”. A inauguração do Pavilhão Mozart poderá ser vista a partir do próximo sábado, 9 de janeiro, no website da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) e no seu canal no Youtube.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *