Foto: EPA / Tanya Bindra

O bispo de Bangassou confirmou esta segunda-feira, 4 de janeiro, a ocupação da cidade do sul da República Centro-Africana (RCA) por grupos rebeldes, que conseguiram assumir o controlo da metrópole depois de uma intensa troca de tiros com os soldados do exército regular.

“Sim, Bangassou caiu nas mãos dos rebeldes, muitos deles mercenários e pessoas do Níger. Tem sido uma manhã agitada, com artilharia pesada desde as cinco da manhã e que já causou umas 30 vítimas, mortas ou feridas”, afirmou Juan Aguirre Muñoz à agência Fides, manifestando especial preocupação com as crianças.

O bispo reuniu um grupo de órfãos para os manter a salvo e testemunhou o medo estampado nos seus rostos. “Vê-se nos seus olhos que não sabem nada de rebeldes, mercenários ou lutas pelo poder. Só ouvem disparos e explosões e têm muito medo”, adiantou o prelado.

A captura de Bangassou ocorre em vésperas da publicação dos primeiros resultados parciais das eleições presidenciais, uma votação que se realizou no último dia 27 de dezembro, apesar de dois terços do território estarem ocupados por grupos armados.

Para Juan Aguirre Muñoz, o futuro é agora de grande incerteza. “Esperamos que se evitem ataques e saques. Para a Igreja, a população continua aí, os pobres não se mudaram nem o Cristo que habita neles. A comunidade cristã continuará a crescer e nós com ela”, concluiu o bispo, pedindo que se reze pela situação na sua diocese em em toda a RCA.