Situada na diocese de Iringa, a pequena aldeia de Sadani, na Tanzânia, sofre de vários problemas estruturais que são quase crónicos em muitas povoações africanas, sobretudo as mais afastadas dos grandes centros urbanos e comerciais. Os acessos são precários, a produção intensiva de milho é controlada pelos intermediários e a falta de chuva entre maio e novembro faz com que exista grande escassez de alimentos essenciais, como os vegetais.

Sem atenção e apoios por parte do governo central e local, a população acaba mergulhada no desemprego, na pobreza e na miséria social. Os jovens, sem perspetivas de futuro, entregam-se à criminalidade. E as jovens deixam-se levar pelos caminhos da prostituição, contribuindo para um aumento assustador de casos de HIV/Sida na região. Há cada vez mais mães solteiras e a cultura do “paizinho” (na qual mulheres jovens iniciam relações sexuais com homens mais velhos em troca de bens materiais) vai ganhando terreno entre a juventude feminina.

Para tentar travar estes flagelos, os missionários da Consolata presentes em Iringa têm procurado sensibilizar os jovens para uma maior consciência em matéria de saúde reprodutiva e sexual e pretendem agora avançar com um projeto de agricultura produtiva, que permita não só criar emprego, mas também criar condições de sustentabilidade comunitária. Nesse sentido, estão a reunir fundos para a criação de estufas, para aumentar a produção de alimentos. A iniciativa prevê o envolvimento dos mais de 60 membros da Associação de Jovens Católicos e conta já com um terreno disponibilizado pela paróquia, junto ao rio, para garantir a disponibilidade de água.

A ideia central, segundo os responsáveis pelo projeto, é criar uma cadeia de valor, desde a produção até ao consumo, que ajude a melhorar os índices nutricionais da população e promova a criação de emprego.
O custo total da ação está estimado em 5.300 euros, sendo a maior fatia destinada à compra das estufas. A formação dos novos produtores será assegurada por uma empresa especializada em agricultura, tecnologia e inovação, engenharia elétrica e saúde pública.