A Organização das Nações Unidas (ONU) uniu-se às autoridades moçambicanas no acompanhamento do trajeto da tempestade tropical Chalane. São esperados fortes ventos e chuvas, em regiões já atingidas pelo ciclone Idai, nesta quarta-feira, 30 de dezembro. A aproximação da tempestade, que se poderá transformar em ciclone, levou as autoridades a emitir um alerta vermelho.

A tempestade “Chalane vai trazer ventos fortes, chuvas e maré alta”, que “vai agravar o problema das inundações”, disse Myrta Kaulard, responsável pelo Sistema das Nações Unidas no país, em declarações aos serviços de comunicação da ONU. Além da área central moçambicana, a tempestade poderá depois atingir países vizinhos, como Zimbabué e Botswana. “Temos uma equipa das Nações Unidas que vai organizando o posicionamento de bens humanitários, fazendo o alerta às populações. As previsões são bastante sérias e poderá haver até 4 milhões de pessoas afetadas pela tempestade”, disse Myrta Kaulard.

A responsável pelo Sistema das Nações Unidas em Moçambique adianta que o ciclone pode atingir “mais de 6 mil escolas e centros de saúde”. “Para tudo isto temos que preparar centros para evacuação de pessoas, água e saneamento. Tudo isto está em curso de forma muito ativa. Desde que a informação chegou sobre a trajetória da tempestade Chalane que nós estamos a trabalhar de maneira muito intensiva. Estamos muito preocupados porque não temos muitos recursos”, lamentou a responsável.