Foto: UE-Activa | Guiné-Bissau

Com o apoio de um cartaz ilustrativo, os técnicos de agricultura do programa “UE-Activa – Eixo 3” estão a promover, junto da população agrícola guineense, sessões de informação sobre técnicas de produção hortícola, numa altura em que se inicia mais uma campanha hortícola.

Para Néné Ndjai, da Associação de Filhos e Amigos de Ganparan, esta iniciativa assume uma grande importância. “Eu acho que é muito boa, porque vai nos permitir melhorar a nossa produção. Basta olharmos para o cartaz e vamos lembrar as coisas que esquecíamos muitas das vezes! Esta é uma atividade que nos permite ter alimentos para o nosso consumo e para venda e o dinheiro ajuda bastante. O meu maior sonho é ter um campo enorme para a produção de hortaliças”, explicou a participante.

Segundo Matos da Silva, Técnico de Agricultura do projeto na região de Quinara, as mulheres envolvidas nestas ações “tiveram uma evolução boa, acumularam alguma experiência nesta área”. As sessões de informação são uma ocasião para “atualizar algumas questões e corrigir os pequenos erros”, destaca o responsável, citado pela organização dinamizadora do projeto.

O programa “UE-Activa – Eixo 3” visa “contribuir para a melhoria sustentável das condições económicas e sociais das populações rurais de Bafatá, Quinara e Tombali”. O orçamento para este projeto provém da União Europeia e do Estado Português. Todos os anos, no início da época seca, os profissionais deste programa dinamizam uma ação de informação sobre boas práticas para produção hortícola, junto das 30 associações enquadradas no projeto. O objetivo é contribuir para uma “maior e melhor produção de legumes”.