A Santa Casa da Misericórdia de Paris (SCMP) dedica-se, especialmente, a apoiar a comunidade portuguesa, e dinamiza anualmente uma campanha de Natal para angariar alimentos não perecíveis, artigos de higiene, de limpeza e vestuário, entre outros bens, os quais são depois distribuídos por cidadãos desfavorecidos, que ao longo de todo o ano, vão procurando o apoio da instituição.

Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, a angariação de bens torna-se “ainda mais necessária porque o número de pedidos de ajuda é muito superior” em relação a anos anteriores, explicou Ilda Nunes provedora da SCMP, adiantando que também “a quantidade de vezes que as mesmas pessoas pedem auxílio aumentou” ao longo dos últimos meses.

Apesar da campanha ser mais concentrada no mês do Natal, a angariação de bens não se pode dar por concluída. “Estamos sempre recetivos a receber bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene, roupas, calçado, fraldas. Não podemos terminar aqui a recolha, senão dentro em breve não haverá mais produtos para ajudarmos quem a nós recorre”, alertou a responsável.

Apesar da Santa Casa de Paris ser especialmente voltada para o apoio à comunidade portuguesa, Ilda Nunes frisa que “a miséria não tem nacionalidade, nem cor de pele, nem religião”, e, por isso, “ajudamos quem nos faz apelo”. Além do apoio alimentar, a ação da Misericórdia de Paris atinge outros âmbitos. “Há muitas pessoas na solidão, que precisam apenas de uma palavra de conforto e incentivo, de um afeto, de serem escutadas, e nós somos o rosto que os escuta”, disse a recém-eleita provedora da Misericórdia parisiense, citada pelos serviços de comunicação das Misericórdias Portuguesas.