Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima | Foto: DR

A iniciativa “Encontros na Basílica” está de volta à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima neste novo ano pastoral. O primeiro de cinco encontro agendados acontece a 10 de janeiro, e, conforme é habitual, tem início às 15h30, contemplando uma palestra e um recital.

A conferência será dinamizada por Ricardo Freire, sacerdote Dehoniano licenciado em Sagrada Escritura e membro da equipa formadora do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, localizado em Alfragide, onde se formam religiosos oriundos de Portugal, Camarões e Moçambique. A intervenção do responsável será subordinada ao tema no novo ano pastoral no Santuário de Fátima: “’Jovem, eu te digo, levanta-te’: o Deus que levanta os fracos e dá a vida”.

O recital terá expressão pelas mãos e talento de António Mota, organista no Santuário de Fátima doutorado em Música. “No programa deste momento musical, constam obras dos três nomes máximos do período barroco, nos seus respetivos países: Nicolas De Grigny, Carlos Seixas, e J. S. Bach”, indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

A proposta “Encontros na Basílica” acontece desde 2018 na Cova da Iria, constituindo-se por cinco encontros anuais de reflexão dedicados à mensagem de Fátima. No decorrer de cada sessão, “todos os participantes deverão respeitar as regras de segurança e higiene para este tipo de eventos, seguindo as indicações dos acolhedores do Santuário de Fátima”, de forma a diminuir o risco de contágio por Covid-19.