Até ao próximo dia 15 de janeiro, o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) dinamiza uma ação de crowdfunding (financiamento coletivo) para reunir donativos destinados a ajudar comunidades pobres em diferentes pontos do mundo.

As ofertas realizadas serão utilizadas para apoiar famílias do Malawi e da Somália. O objetivo é dar a estas comunidades “acesso à água através de um sistema de energia solar”, explicam os serviços de comunicação da Organização das Nações Unidas (ONU).

As estimativas revelam que 30 por cento dos somalis não têm acesso a água potável, e, por isso, ficam vulneráveis a doenças fatais. A campanha de crowdfunding pretende que 2,4 mil cidadãos da Somália beneficiem de um sistema de energia solar móvel que irá purificar a água e distribuir energia sem um impacto ambiental.

Por sua vez, no Malawi, são mais de 3 milhões os que precisam de apoio alimentar. Neste país africano, cerca de um terço de crianças com menos de cinco anos sofre de desnutrição crónica. Um sistema de irrigação solar neste Estado deverá levar água a 30 famílias de agricultores em 12 aldeias. A campanha de crowdfunding conta com a parceria da plataforma GlobalGiving.