A água que chega até aos moradores de Porto Alegre, uma comunidade no sul de São Tomé e Príncipe, “não é tratada nem filtrada”. Os reservatórios e a canalização na vila “estão danificados”, pelo que a água chega aos chafarizes “contaminada, causando um problema de saúde pública”, alerta a organização Leigos para o Desenvolvimento.

Perante este problema, a Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), em conjunto com a comunidade e as autoridades locais, encontram-se a “recuperar o sistema de distribuição de água”, e para isso, foi criado um Comité da Água, o qual já alterou parte da tubagem, e já substituiu os “canos de ferro antigos por novos tubos de PVC”. No entanto, “ainda há muito trabalho pela frente”, nomeadamente “recuperar e aumentar o reservatório, instalar um novo filtro, ligar as novas tubagens e instalar novas torneiras”, apontam os Leigos para o Desenvolvimento.

Com o objetivo de ajudar esta comunidade, os Leigos para o Desenvolvimento encontram-se a promover a “Campanha água limpa”. Os membros desta ONGD explicam que os moradores desta vila de São Tomé “não sabem o quão bom é poder beber água potável a qualquer hora”, e, por isso, apelam a donativos para este projeto. “Ajude-nos a dar água limpa a esta comunidade e a melhorar as suas condições de vida e de saúde! Juntos fazemos acontecer”, referem os elementos desta organização sediada em Lisboa.