vacina

O coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Francisco Ramos, afirmou esta semana que tudo está a ser encaminhado para que no mês de janeiro do próximo ano possam estar vacinados 75 por cento dos idosos que estão nos lares. Em declarações ao jornal Público, o responsável apontou como objetivo diário a vacinação de uma média de 75 mil pessoas.

A imunização deverá começar a 27 de dezembro, com a chegada de quase 20 mil vacinas, sendo esperada uma nova remessa de 300 mil unidades em janeiro. Os primeiros a receber a vacina serão os profissionais médicos de primeira linha de cinco centro hospitalares: São João, Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central.

Portugal vai continuar em estado de emergência (o nível máximo de alerta no país) pelo menos até 7 de janeiro, com um recolher obrigatório a partir das 23h00 nos dias úteis e, em alguns municípios, das 13h00 nos fins de semana.

As medidas foram suavizadas no período do Natal, para permitir às pessoas as viagens entre concelhos e as reuniões familiares, mas no dia 31 de dezembro os portugueses deverão voltar a casa o mais tardar às 23h00, e nos dias 1,2 e 3 de janeiro o recolher obrigatório vai começar às 13h00.