Está em curso o “Movimento lugar à mesa”. A iniciativa surge com o propósito de ajudar os cidadãos em dificuldades devido aos efeitos das medidas de contenção da Covid-19, e, ao mesmo tempo, criar um “impacto positivo na atividade dos muitos restaurantes que se vêm agora sem clientes”, explicam os promotores do movimento, em comunicado.

Aqueles que quiserem dar o seu contributo para este movimento podem fazer um donativo ou inscreverem-se como restaurante parceiro. As doações são depois revertidas em “refeições nos restaurantes aderentes”. Posteriormente, os “restaurantes servem as refeições às famílias afetadas pela pandemia”, adiantam os responsáveis por esta iniciativa solidária.

Entre os promotores do “Movimento lugar à mesa” está a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O projeto conta com parceiros institucionais como a ‘Casa do Impacto’ e a Associação Portuguesa de Nutrição. Sérgio Cintra, administrador de ação social da SCML, lembra que “num contexto de crise, há sempre forma de ajudar os outros”.

“Num ano caracterizado por dificuldades sem precedentes, o ‘Movimento lugar à mesa’ representa um catalisador da mudança que os tempos conturbados que vivemos precisam e exigem. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz”, frisa o responsável, citado pelos serviços de comunicação da Misericórdia de Lisboa.