Uma empresa do Quénia, criada por quatro engenheiros, encontrou uma forma inovadora de lutar contra a poluição causada pelos resíduos plásticos, através da produção de lajes para pavimento, com o recurso a plástico recolhido no lixo.

“Só em Nairobi, geramos cerca de 500 toneladas métricas de lixo plástico todos os dias. Apenas uma pequena parte desse lixo é reciclada. O resto vai para o ambiente e para os aterros, em particular. Encarámos o lixo como uma oportunidade porque o lixo é um recurso”, explica Nzambi Matee, cofundadora da empresa.

Segundo a empresária, a sociedade começou por recolher resíduos para vender a empresas de reciclagem, até chegar a um momento que o volume de recolha era maior do que o que podia ser absorvido para reciclagem: “Foi nessa altura que pensámos em criar algo para usar o plástico em vez de o encaminhar para as lixeiras e lançámos a fábrica”.

Esta unidade industrial transforma o plástico em pequenos grãos, que são misturados com areia e com um pigmento colorido, moldados e prensados. Por dia, tem capacidade para produzir 1.500 lajes, que são vendidas ao público a preços que variam entre os oito e os 10 euros por metro quadrado, informa a agência noticiosa DW África.